Kungfu Louva-a-deus de Hong Kong

"The Mantis King"

 

 

Lai Kungfu Brasil é a maior escola de louva-a-deus kungfu do Brasil e está presente em 10 estados brasileiros, nos USA e no Reino Unido. A escola foi fundada em 1999, com a presença do Grão-Mestre Brendan Lai (1942-2002). O Instrutor Chefe Samuel Mendonça (phd), professor universitário há mais de 23 anos e instrutor de artes marciais desde 1986, já formou duas turmas de instrutores, uma em 2014 e outra em 2019. Ele é o responsável pelo desenvolvimento da linhagem do Grão-Mestre Brendan Lai e Mestre Tony Chuy no Brasil, que remetem ao "Rei" do louva-a-deus de Hong Kong, Grão-MestreWong Hon Funn.

 

Se você tem interesse em conhecer o genuíno louva-a-deus de Hong Kong, oriundo do Grão-Mestre Wong Hon Funn (Mantis King), aqui é o seu lugar. Instrutor Samuel Mendonça é discípulo do Grão-mestre Brendan Lai (Hong Kong/USA) e continua os seus estudos nos USA com o Mestre Tony Chuy, em NYC, seu irmão mais velho. Mendonça é graduado em Filosofia, com Mestrado em Ética (PUC Campinas), Doutorado em Filosofia da Educação (Unicamp), Pós-Doutorado (USP). É pesquisador do CNPq.

 

O livro A discourse on the history of praying mantis boxing in China for the last one hundred years, escrito pelo renomado pesquisador Wong Hon-Chiu, que foi professor nas universidades de Harvard, MIT e Pensilvânia, é nossa referência segura da linhagem de Hong Kong do louva-a-deus kungfu. Nossa escola prioriza o conhecimento sistemático e acadêmico e presta importante serviço à comunidade de arte marcial no Brasil ao enfatizar a importância dos estudos que ancoram a prática das artes marciais.

 

Instrutor Chefe Samuel Mendonça oferece aulas individuais ou para pequenos grupos em Campinas, SP. Mais informações pelo Instagram: @laikungfubrazil ou pelo WhatsApp: + 55 19 971541972.

 
Referências:
MENDONÇA, S. (org.) (2021). Praying Mantis Gungfu, Fighting, Self-improvement: Grandmaster Brendan Lai Legacy in Brazil. São Paulo: Pá de Palavra.

MENDONÇA, Samuel (org.) (2014). Brendan Lai: Praying Mantis System in Brazil. Campinas: Librum.

HON-CHIU, Wong (2014). A discourse on the history of praying mantis boxing in China for the last one hundred years. Hong Kong: Cosmosbooks.

 

Sejam bem vindos (as)!

Samuel Mendonça

 

 

Genealogia do sistema Louva-a-deus do Norte (Hong Kong/USA)

 

Quando se pratica arte marcial chinesa (Wu Shu, conhecido por Kung Fu, mas, a grafia oficial é Gong Fu), é comum a pergunta "quem é o seu professor/mestre"? Esta pergunta aparentemente ingênua que parece expressar apenas um tipo de "curiosidade" revela a busca por um tipo de informação que remete à "legitimidade" do que se pratica. Se o professor/mestre foi autorizado por outro professor/mestre, isto significa que se trata de alguém com "legitimidade" dentro de um sistema de arte marcial. Então, no fundo, ao perguntar "quem é o seu professor/mestre"?, busca-se saber a legitimidade do que se pratica. A legitimidade se estabelece, também, no papel do aprendiz. Sem o reconhecimento daquele que aprende, quem ensina sequer existe. De outro lado, quando se ensina sem que alguém legítimo tenha autorizado, isto não significa demérito nem do que se ensina e muito menos incapacidade de ensino. Portanto, ter legitimidade no mundo das artes marciais é muito importante, por certo, mas não é tudo.

 

Há quem tenha legitimidade, isto é, reconhecimento de algum instrutor/mestre que foi também autorizado a ensinar, no entanto, faltam-lhe outros aspectos também caros neste mundo da luta, como por exemplo, o respeito, a compreensão e o diálogo. É por isto que não se deve julgar quem, eventualmente, não tenha "legitimidade" do que se pratica, desde que o ambiente dialógico seja possível, desde que haja respeito entre as pessoas e, principalmente, desde que se tenha abertura à compreensão daquilo que se desconhece. É assim o entendimento dos nossos parceiros, de respeito absoluto às pessoas que nos procuram, sejam conhecedoras ou não de outras artes marciais. Aprendemos com todos, sempre, eis o nosso lema!

 

No caso do Louva-a-deus do Norte (nomenclatura utilizada pelo Grão-Mestre Wong Hon Fan em Hong Kong), a genealogia, que descreve a legitimidade daquilo que se pratica no Lai Kungfu, pode ser assim visualizada:

 

Fundador - Wong Long (especialista em técnicas de espada)

2.a geração - Sing Siew (taoísta de origem desconhecida)

3.a geração - Lee Sarn Jin (até esta geração, praticava-se 3 ou 5 formas (Kai Uwe Pel, 2017)

4.a geração - Wong Wing Sang (provocou uma grande revolução tendo incorporado muitas formas ao sistema)

5.a geração - Fahn York Tung (recebeu o convite para ensinar na Jing Mo e indicou seu discípulo Law)

6.a geração - Law Gwong Yook (saiu de Shanghai para ensinar em Hong Kong)

7.a geração - Wong Hon Fan (o "rei" do Louva-a-deus de Hong Kong graduou 25 discípulos)

8.a geração - Brendan Lai (conhecido por "mãos de relâmpago" e pioneiro nos USA) 

9.a geração - Samuel Mendonça ph. d. (inaugurou o Lai Kung Fu Brasil na presença de seu Mestre, em 1999)

 

Para conhecimento dos instrutores formados pelo Instrutor Chefe Samuel Mendonça (10ª Geração), em 2014 e em 2019, acesse o link "Instrutores"

 

Há outros instrutores autorizados a ensinar no Brasil pelo Lai Kung Fu, no entanto, estão legitimados justamente pelos graduados na Primeira Formatura de Instrutores, realizada em 2014, em Campinas.

 

Referências:

 

MENDONÇA, S. (org.) (2021). Praying Mantis Gungfu, Fighting, Self-improvement: Grandmaster Brendan Lai Legacy in Brazil. São Paulo: Pá de Palavra.

MENDONÇA, Samuel (org.) (2014). Brendan Lai: Praying Mantis System in Brazil. Campinas: Librum.

PEL, Kai Uwe (2017). Luo Guang Yu Seven Star Praying Mantis Kung Fu.