Kungfu Louva-a-deus de Hong Kong

"The Mantis King"

 

 

Lai Kungfu Brasil é a maior escola de louva-a-deus kungfu do Brasil e está presente em 10 estados brasileiros, nos USA e no Reino Unido. A escola foi fundada em 1999, com a presença do Grão-Mestre Brendan Lai (1942-2002). O Instrutor Chefe Samuel Mendonça (phd), professor universitário há mais de 23 anos e instrutor de artes marciais desde 1986, já formou duas turmas de instrutores, uma em 2014 e outra em 2019. Ele é o responsável pelo desenvolvimento da linhagem do Grão-Mestre Brendan Lai e Mestre Tony Chuy no Brasil, que remetem ao "Rei" do louva-a-deus de Hong Kong, Grão-MestreWong Hon Funn.

 

Se você tem interesse em conhecer o genuíno louva-a-deus de Hong Kong, oriundo do Grão-Mestre Wong Hon Funn (Mantis King), aqui é o seu lugar. Instrutor Samuel Mendonça é discípulo do Grão-mestre Brendan Lai (Hong Kong/USA) e continua os seus estudos nos USA com o Mestre Tony Chuy, em NYC, seu irmão mais velho. Mendonça é graduado em Filosofia, com Mestrado em Ética (PUC Campinas), Doutorado em Filosofia da Educação (Unicamp), Pós-Doutorado (USP). É pesquisador do CNPq.

 

O livro A discourse on the history of praying mantis boxing in China for the last one hundred years, escrito pelo renomado pesquisador Wong Hon-Chiu, que foi professor nas universidades de Harvard, MIT e Pensilvânia, é nossa referência segura da linhagem de Hong Kong do louva-a-deus kungfu. Nossa escola prioriza o conhecimento sistemático e acadêmico e presta importante serviço à comunidade de arte marcial no Brasil ao enfatizar a importância dos estudos que ancoram a prática das artes marciais.

 

Instrutor Chefe Samuel Mendonça oferece aulas individuais ou para pequenos grupos em Campinas, SP. Mais informações pelo Instagram: @laikungfubrazil ou pelo WhatsApp: + 55 19 971541972.

 
Referências:
MENDONÇA, S. (org.) (2021). Praying Mantis Gungfu, Fighting, Self-improvement: Grandmaster Brendan Lai Legacy in Brazil. São Paulo: Pá de Palavra.

MENDONÇA, Samuel (org.) (2014). Brendan Lai: Praying Mantis System in Brazil. Campinas: Librum.

HON-CHIU, Wong (2014). A discourse on the history of praying mantis boxing in China for the last one hundred years. Hong Kong: Cosmosbooks.

 

Sejam bem vindos (as)!

Samuel Mendonça

 

 

Filosofia da Travessia

a passagem para a conquista de si 

 

Nasce um novo projeto em Campinas, Estado de São Paulo. Idealizado por Samuel Mendonça, ph. d., o Filosofia da Travessia é um conceito de prática e reflexão sobre os limites da vida humana. Com formação em filosofia (bacharelado, licenciatura, mestrado e doutorado em filosofia da educação (PUC Campinas e Unicamp)) e em artes marciais (tanglangquan/tonlongkuen/praying mantis system - linhagem de Li Da Chong/Lai Dat Chung, ph.d), Samuel Mendonça foi submetido a uma cirurgia de quadril e passou a ser estimulado pela equipe médica a nadar. Sem imaginar que se tratava de um novo ciclo em sua vida, decidiu participar de travessias em águas abertas. O sentido dessas experiências foi se transformando em um embrião de um projeto que agora se materializa por meio do conceito de Filosofia da Travessia.

 

Em que consiste o Filosofia da Travessia? Consiste em uma filosofia de vida que toma por base a prática de arte marcial para a autossuperação do que se é. E o que é que se é? É-se devir e nada além disto. O pressuposto deste conceito é a ideia de que as pessoas não são estanques e unitárias em suas ações e desejos, mas, são, justamente, constituídas de forças internas e contraditórias que devem ser intencionalmente orientadas para o benefício de cada um (a). As pessoas têm vontade de praticar esporte e de melhorar, de se alimentar bem e de dormir bem, mas, ao mesmo tempo, têm preguiça. O impulso de deixar tudo como está é a estagnação que leva à morte. Por meio do Filosofia da Travessia há estímulo ao movimento, pelo movimento, que gera deslocamento, devir, fluxo, vontade de mudar. Este é ponto segundo o qual se pratica arte marcial para a superação da preguiça, para a superação da estagnação, para a superação, em última instância, daquilo que degenera o humano, isto é, a ausência de movimento, a ausência de pulsão, a ausência de vida. Supera-se o que se é por meio da passagem, da travessia, do experimento que permite buscar-se a si mesmo, assumindo as mudanças necessárias e decorrentes desta busca.

 

Em seu mestrado, Samuel Mendonça estudou Heráclito (filósofo grego do período pré-socrático) e tamanha foi a marca que o pensador obscuro (Skoteinós - seu apelido) deixou em sua trajetória que o levou a estudar o pensamento de Friedrich Nietzsche (filósofo alemão do século XIX) no doutorado. Os escritos destes autores e de outros diversos propiciaram a compreensão de que a vida é devir, fluxo, deslocamento, movimento. Assim, nasceu o Filosofia da Travessia, concepção filosófica experimentada em diferentes estados brasileiros, que tem por propósito, por meio de ferramentas das artes marciais chinesas, gerar o esgotamento e a estafa, necessários para a mudança de estado de consciência, fundamentais para a autossuperação de si na busca do que se tem de melhor em cada um.

 

Não se trata, portanto, de aulas de arte marcial, apenas, mas, justamente de provocação de estados de consciência que propiciam a percepção do que cada um é, isto é, trata-se do experimento da vontade de potência (Der Will zur Macht) e possibilidade de autossuperação e de autocrítica, marcas da educação aristocrática, concebida por Samuel Mendonça. Em outras palavras, uma concepção de educação que busca a autocrítica e a autossuperação de cada um. Se alguém se define como fraco, como incapaz de criar e de produzir algo no mundo, o Filosofia da Travessia pode auxiliar na reformulação de acepções negativas de si para a proposição outra e nova vida. Por outro lado, se alguém se define como forte, como suficiente para a construção de sua obra, o Filosofia da Travessia auxilia na retomada de suas margens, de sua origem, para a contínua clareza do papel no mundo de cada um.

 

Não se trata de trabalho terapêutico, no sentido de utilização da "fala" para a expressão do que se é, mas, justamente, uma concepção filosófica que, por meio de movimentos do corpo, consegue expressar e superar limites para uma vida mais ativa, mais atenta, mais vivida intencionalmente.